A Provincia

MANICA - CHIMOIO: Festival turístico-cultural exalta “Cabeça do velho”New article

Data: 12/12/2017

Chimoio, 3 de Dez. (AIM), Actividades culturais, discursos políticos, danças, cânticos, música e gastronomia, envolvendo os mais diversificados grupos artístico-culturais, constituem algumas das principais actividades eleitas para corporizar a 1ª. Edição do Festival Turístico-Cultural “Cabeça do velho”, a ser realizado de 5 a 6 deste mês, na cidade do Chimoio, província de Manica.

Naquilo que constitui o despertar da consciência turística e de iniciativas de promoção do excursionismo ao nível da província de Manica, o evento pretende ser uma oportunidade para enaltecer a importância e a real dimensão da “Cabeça do velho”, o pseudónimo do lendário monte Bengo, localizado no bairro Nhamahonha, na capital provincial de Manica.

Com efeito, a cidade do Chimoio torna-se neste fim-de-semana, o destino de vários artistas dos mais diversos ramos do saber, entre cantores, dramaturgos e humoristas, provenientes de vários quadrantes do país e da província de Manica, que vão a Chimoio, emprestar festa e alegria, aos munícipes daquela urbe.

O Festival Turístico-cultural “Cabeça do velho”, o primeiro de género, de iniciativa local e desta dimensão surge em reconhecimento da importância e do papel histórico-cultural que representa o monte Bengo, que se tornou famoso pelo facto de o seu cume parecer com a face de um idoso deitado de costas, com a face virada ao céu.

A semelhança do que vem acontecendo com Zalala, em Quelimane e Tofo, em Inhambane, o festival “Cabeça do velho”, pretende dar tributo ao lendário monte Bengo, uma das principais atracções turísticas da província de Manica, que diferentemente das províncias costeiras, tem o ecoturismo e o turismo das montanhas, como sua maior potencialidade.

Nesta perspectiva, de um tempo a esta parte, o Governo de Manica, através da Direcção Provincial do Turismo, tem vindo a desdobrar-se em acções concretas tendentes a maximizar a importância turística da “Cabeça do velho”, a qual, a semelhança do monte Binga, o mais alto do país localizado em Rotanda, no distrito de Sussundenga, constitui referência obrigatória no tocante ao turismo de montanha.

Para dar corpo a iniciativa, o Governo de Manica acaba de criar um gabinete Executivo do Festival Cabeça do Velho, o qual procedeu há dias ao lançamento do evento, numa cerimónia presidida pela governadora de Manica e que teve lugar no Hotel Inter, local cujo terraço se contempla melhor a “Cabeça do velho”.

A primeira edição do Festival Turístico-Cultural Cabeça do Velho celebra-se sob o lema “Manica: Paraíso místico por explorar” e vai juntar, no sopé do monte Bengo, milhares de pessoas oriundas de vários pontos da província e do país, segundo indica um comunicado do Executivo local, recebido na nossa delegação, em Manica.

Trata-se de um festival que se pretende que venha a ocorrer todos os anos e que junte fornecedores de serviços turísticos e afins, cultura e gastronomia, para além de possibilitar a interacção entre os diversos intervenientes locais e nacionais, reforçando e promovendo parcerias e contribuindo para a materialização do objectivo estratégico de tornar Manica, um dos destinos turísticos de referência ao nível nacional e regional.

Aliás, foi com estas palavras que a governadora de Manica, Ana Comoane, em seu ofício-convite, convoca os participantes a tomarem parte do evento, o primeiro na história da província e que, entre outros benefícios, pretende enaltecer e consolidar a real dimensão turístico-cultural da “Cabeça do velho”.

Preenchem o grande evento, que vai ser dirigido por aquela governante, uma exposição das potencialidades da província, nas suas mais variadas vertentes, para além de artesanato, produtos, serviços, gastronomia e outras manifestações artístico-culturais.

No que a música diz respeito, as bandas “Gritos da cabeça do velho”, Kumwendo, Ngoma Yedu, Bafana Tofo, Muxongoio de Mossurize, Mangoni de Catandica, Chitonga de Guro, Kutanga Kwadzvo, Djakas, Manongua e os músicos Djipson, Paulino Barrigudo, Olga Peniel, Zex Campira, Luísa Boaventura, coroam a efeméride que pretende ser uma oportunidade para o reavivamento da cultura ao nível da província.

São esperados ainda em Chimoio, os cantores Stewart Sukuma, Ivan Barreto, Smat Mapope, Big Sand, Salsa Louca e Big Truck, entre outros grupos musicais e de dança, que vão a Chimoio exibir o que sabem para conferir festa e solenidade que o evento merece.

Com esta iniciativa em que também diversos humoristas como Narciso Pedro e Mazuze vão galantear os presentes, a província de Manica está, decididamente, a tirar o monte Bengo a “Cabeça do velho”, do anonimato e fazer emergir, a partir daquele embondeiro turístico-cultural, uma nova epopeia na concepção e vivência do turismo naquela região do centro do país.