A Provincia

Populacao

A população da Província de Manica  é estimada em cerca de 1.287.814 habitantes, dos quais 16.8% residae nas áreas urbanas e 83.2%, nas rurais. O distrito mais populoso, Gondola , concentra 14.4% da população, e a cidade capital, Chimoio, apenas 6.6%.

Em entrevista ao “Notícias”, a fonte indicou que maior parte destes novos trabalhadores foi empregada nos sectores de alojamento, restauração e bebidas, nos quais foram investidos 15,54 milhões de meticais.

Bacar disse que até ao terceiro trimestre de 2013, foram recebidos e aprovados 43 projectos turísticos, sendo nove de alojamento e 34 de restauração e bebidas, com um investimento de 15,56 milhões de meticais e criação de 165 postos de trabalho.

No que ao licenciamento diz respeito, a fonte afirmou que até ao final do terceiro trimestre deste ano foram realizadas 44 vistorias, das quais 10 em estabelecimentos de alojamento e 34 de restauração e bebidas.

Foram emitidos 27 dos 35 alvarás planificados, o correspondente a 77 por cento de realização do plano e um crescimento de 17,4 por cento em relação a igual período de 2012.

No concernente ao cadastro, até ao final do período em análise a província possuía 338 estabelecimentos em funcionamento, dos quais 254 de restauração e bebidas, 81 de alojamento e três agências de viagens.

A produção no sector do Turismo ascendeu a 210,71 milhões de meticais, o correspondente a 79 por cento do plano e um crescimento na ordem de 8,3 por cento em relação a igual período de 2012.

No mesmo período o sector arrecadou 300 mil meticais resultantes da multa aplicada a ZR Energies Moçambique, Lda., concessionária da Coutada Oficial nº 7, por prática de actividades não previstas no contrato, nomeadamente a exploração de madeira.

No âmbito da promoção de produtos turísticos e investimento foram elaboradas três edições do Boletim Informativo “Binga” e visitados 241 estabelecimentos turísticos no âmbito do programa “Bem Servir”, nos distritos de Manica, Sussundenga, Gondola, Báruè, Guro, Tambara, Machaze, Macossa e cidade de Chimoio.

Para além disso foi realizada uma campanha de “Boas Vindas” aos turistas por ocasião da Páscoa, tendo sido recebidos 64 passageiros que desembarcaram no Aeroporto de Chimoio. A participação na Conferência Internacional para Investimentos na província de Manica, na África do Sul, foi outro feito de destaque.

Outro destaque vai para a participação da província no Colóquio de Turismo e Indústria de Convenções e Exposições para os Países de Língua Portuguesa em Macau, para além da FACIM/ 2013, II Conferência de Internacional de Investimentos e o II Fórum de Agro-Negócios de Manica.