Sussundenga

Data: 22/11/2019
Detido líder religioso acusado de violação sexual em Sussundenga

A polícia moçambicana deteve, há dias, um líder religioso acusado de ter violado sexualmente uma menor de idade, por sinal crente da mesma igreja, no distrito de Sussundenga, província central de Manica.

O líder, cuja identidade na foi revelada, aproveitou-se do facto de a menor ter-se dirigido a sua residência para deixar oferendas obtidas durante o culto, segundo explicou o chefe do departamento das relações públicas no comando provincial da Policia da República de Moçambique (PRM), em Manica, Leonardo Colher.

Falando segunda-feira, na cidade de Chimoio, durante o briefing semanal a imprensa sobre as ocorrências policiais, Colher disse que o líder seduziu a menor durante o culto, tendo depois pedido a tia para que a mesma fosse à sua casa deixar oferendas.
A tia aceitou a proposta sem se aperceber das intenções maléficas do líder religioso. Também Não foi revelado o nome da seita.
Falou com a tia para que ela (menor) fosse deixar o produto oferecido durante o culto. Ela aceitou sem saber das reais intenções do líder. Quando a menor chegou a casa, este trancou a porta e forçou a manter relações sexuais, contou Colher.
O Porta-voz condenou o comportamento do religioso que no lugar de disseminar valores morais, violou sexualmente a menor ferindo os princípios básicos religiosos.
Condenamos com veemência o acto porque sendo autoridade religiosa devia ser um exemplo no combate a todos males. Lamentamos porque o pensamento que se tem é de que os religiosos são cidadãos que deviam ser exemplo nas comunidades, afirmou.
No interrogatório policial, o visado negou todas as acusações. Mesmo assim decorrem averiguações para se apurar mais detalhes sobre o crime.
Já foi lavrado um processo que seguirá seus trâmites. O indiciado será levado ao tribunal. Caso fique provado será responsabilizado criminalmente, declarou Colher para quem a intenção é desencorajar actos similares nas comunidades.