Informação

UE assiste mais de 3.500 Jovens na agricultura

Data: 18/04/2018
UE assiste mais de 3.500 Jovens na agricultura

UE assiste mais de 3.500 Jovens na agricultura

UM universo de 3.500 jovens agricultores das províncias de Manica, Sofala e Zambézia, na região centro, de um total de 7.500 previstos, foram abrangidos até ao momento com projectos concebidos pela Organização Holandesa para o Desenvolvimento (SNV), destinados a promoção de emprego e empreendedorismo juvenil.

Para dar corpo a estas iniciativas, a SNV conta com apoio financeiro da União Europeia que disponibilizou mais de dois milhões Euros para suportar uma série de programas inseridos no âmbito de um projecto quadrienal que está a ser desenvolvido nas três províncias.

Executado em parceria com a Fundação Micaia e Organização Dinamarquesa de Ajuda do Povo para o Povo (ADPP), é filosofia do projecto, criar oportunidades de emprego aos jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, sendo o principal grupo alvo, aquele que depois concluír o nível médio, não teve oportunidade de encontrar um emprego formal.

Constitui objectivo geral do projecto denominado Oportunidade de Emprego dos Jovens do Corredor da Beira (OYE), melhorar as condições de vida e a possibilidade de desenvolvimento económico de jovens rurais no centro de Moçambique, abrangendo, numa primeira fase, os distritos de Báruè, Guro, Macossa e Sussundenga, na província de Manica, Namacurra e Nicoadala, na Zambézia e Caia e Maríngue, em Sofala.

De acordo com Isabel Fernando, Oficial de Monitoria do SNV, o projecto pretende, entre outros objectivos, interligar as economias formais e informais através das iniciativas empreendedoras de jovens agricultores fora da escola em contexto rural que foram orientados pelo SNV para incidir atenções na agricultura, agro-negócios e comercialização de produtos florestais não madeireiros.

Iniciado em 2015, com o término previsto para Fevereiro de 2019, o programa tem como meta, contemplar 7.500 jovens agricultores orientados para o mercado de produtos agrícolas, com especial enfoque para os de rendimento, com destaque para gergelim, horticultura, frutas, mandioca, cereais e leguminosas. Entre os jovens já beneficiados, 1.250 abraçaram a apicultura para se tornarem apicultores de transição.

Falando há dias em Sussundenga, Isabel Fernando deu a conhecer que neste momento, o SNV trabalha com um total de 3.500 jovens agricultores, dos quais 27 promotores de venda que já assinaram contratos com a empresa de sementes Klein Karoo (K2). Cada um destes jovens está ligado a 200 camponeses, a quem transmitem também conhecimentos e experiências sobre as técnicas de produção e o uso das sementes melhoradas, com o objectivo essencial de melhorar a produção e produtividade agrária e desta feita, combater a fome e a pobreza.

Em termos de impacto e falando especificamente da província de Manica, Isabel Fernando disse que até  2016, ou seja, um ano depois do inicio da implementação do projecto, foram capacitados 64 facilitadores na área de habilidades de vida, em parceria com o Instituto Agrário de Chimoio (IAC) nos distritos de Sussundenga, Báruè Macossa, nove mulheres colectoras de malambe foram igualmente habilitadas em empreendorismo, no distrito de Guro e 2.862 jovens dos quais 40 por cento mulheres, foram formadas na área de habilidades de vida nos distritos de Báruè, Sussundenga e Macossa.

Ainda no rol das capacitações, Isabel Fernando anunciou a formação de 226 jovens, na componente empreendorismo através do IPEME (Pequenas e Medias Empresas) nos distritos de Sussundenga, Báruè e Macossa, 48 líderes de produçãode mel capacitados na área de gestão e uso de colmeias modernas nos distritos de Sussundenga e Macossa.

Para facilitar as comunicações, a SNV distribuiu 226 telemóveis equipados das mais modernas técnicas, nos distritos de Sussundenga, Báruè, Macossa e Guro, para encorajar os jovens a usar tecnologias modernas de comunicação, visando transmitir informaçãoe aprendizagem, para além dos sete provedores locais de serviços que foram capacitados na área de empreendedorismo pelo instituto de Pequenas e Medias Empresas, nos distritos de Sussundenga, Báruè e Macossa.