Informação

Para Manica e Sofala:

Data: 18/04/2018
Para Manica e Sofala:

Capacitação de 1500 Jovens em Apicultura

MAIS de 1500 jovens dos distritos de Sussundenga, Macossa, Marínguè e Caia, respectivamente, nas províncias de Manica e Sofala, foram capacitados em apicultura e fabrico de colmeias modernas, no quadro de um projecto “Oportunidade de Emprego para Jovens” (OYE), que está a ser desenvolvido pela  Organização Holandesa para o Desenvolvimento (SNV), em parceria com a Fundação Micaia e ADPP.

O facto foi a dado a conhecer ao “Notícias” por Simon Gumbo, gestor do projecto “Oportunidade de Emprego para Jovens (EU-OYE) em Moçambique, financiado pela União Europeia”, que está a ser implementado em oito distritos das províncias de Manica, Sofala e Zambézia.

Falando na ocasião, Simon Gumbo revelou que as colmeias se destinam à produção de mel, em quantidade e qualidade, para o consumo e comercialização no mercado local, através da empresa Mozambique Hany Company, no âmbito das iniciativas da SNV, de promover o empreendedorismo juvenil, através de financiamento de projectos agrários, apícolas e de exploração dos recursos florestais não madeireiros, que incluem a colheita de mel e malambe.

Neste contexto, segundo a fonte, constitui ambição da SNV formar 1900 apicultores líderes e profissionais que, para além da produção de mel, serão dotados de capacidades técnicas para o fabrico e réplica das respectivas colmeias modernas, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade e quantidade do próprio mel, que deverá ser vendido, numa primeira fase, no mercado nacional, antes de ser exportado para os países da região.

Entre outros benefícios, Gumbo indicou que a apicultura contribui para a conservação do ambiente, por desencorajar as queimadas descontroladas e o abate indiscriminado e descontrolado de árvores, factores que, segundo ele, concorrem para a desflorestação. Por isso, será tarefa dos apicultores proteger os seus apiários, reduzindo a incidência destes males ambientais sobre as florestas nacionais. 

Dados em nosso poder indicam que a província de Manica está na liderança na produção de mel, sendo já uma tradição, sobretudo no distrito de Sussundenga, onde estatísticas recordam ter sido atingidos mais de 95 toneladas no biénio 2012/2013, uma produção que, para além do mercado local, colmatou as necessidades regionais.

No cômputo geral, de acordo com Simon Gumbo, a SNV, que desde de 2015 vem desenvolvendo o seu projecto sob o slogan “O Sucesso Começa Comigo”, prevê capacitar até 2019, 7500 jovens de ambos os sexos, 2250 dos quais mulheres, de idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, em diversos empreendimentos de geração de rendimento, emprego e auto-emprego, nos domínios da agricultura, apicultura e silvicultura, sendo 6000 para o primeiro sector e os restantes para as outras áreas.

A iniciativa, segundo ainda a nossa fonte, conta com o financiamento da União Europeia que para o efeito desembolsou mais de dois milhões de euros, que deverão ser empregues, maioritariamente, em projectos agrários, beneficiando jovens de baixa renda, fora da escola e sem emprego formal nos distritos de Sussundenga, Guro, Macossa e Báruè, na província de Manica, Marínguè e Caia, em Sofala, e Nicoadala e Namacurra, na província da Zambézia.

No rol das acções de assistência ao empreendedorismo juvenil na região centro, a SNV projecta apoiar a criação de 100 novas micro-empresas lideradas por jovens, igual número de associações juvenis de vocação diversa e instalar salas de informática em cada um dos oito distritos das três províncias abrangidas, que poderão beneficiar 4500 pessoas no acesso à internet e às TIC.